Empresa S.A.

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Banner
Banner

Livro: “Gestão dos Stakeholders”

A Editora Saraiva acaba de lançar a obra: “Gestão dos Stakeholders – Como gerenciar o relacionamento e a comunicação entre a empresa e seus públicos de interesse”, para compreender melhor o processo de transformação das empresas, em que a preocupação apenas com os clientes e acionistas já não é mais suficiente. Nesse contexto, os stakeholders – grupos interessados no desempenho de cada empresa, como funcionários, fornecedores, distribuidores, imprensa, comunidade local, governo, sindicato e a sociedade –estão cada vez mais presentes nas preocupações corporativas. Essa nova realidade pode ser comprovada ao acompanhar a evolução dos relatórios anuais das empresas de grande, ou até mesmo médio porte, nos últimos dez anos. 

Antigamente, o relatório anual das empresas, também denominado Annual Report, tinha como foco mostrar aos acionistas os principais resultados financeiros obtidos pela empresa no período de um ano.  Hoje, os relatórios anuais das multinacionais e empresas são chamados “Relatório de Sustentabilidade” e, cada vez mais, seguem a metodologia internacional da Global Report Iniciantive (GRI). 

Os indicadores dessa metodologia são compostos por 79 grandes temas, divididos entre essenciais e adicionais. A GRI possui quatro princípios básicos: a materialidade, o engajamento com stakeholders, o contexto de sustentabilidade e a abrangência, na atuação de questões ambientais, econômicas e sociais da companhia. 

O livro mostra como as diferentes ações de comunicação que compõem um plano estratégico devem estar alinhadas ao relacionamento de uma empresa com seus principais stakeholders (funcionários, fornecedores, distribuidores, imprensa, comunidade local, governo, e a sociedade como um todo), de modo a garantir bons resultados para todos os envolvidos no ambiente organizacional.

Sobre as coordenadoras:

Thelma Rocha é doutora em Administração com ênfase em Marketing pela FEA-USP; mestre em Administração Mercadológica pela EAESPFGV; especialista em International Business pela Stockholm School of Economics (Suécia); graduada em Administração pela FEA-USP e em Engenharia de Produção pela FEI. É professora da graduação e da pós-graduação da ESPM. 

Andrea Goldschmidt é administradora de empresas, com especialização em Marketing, ambos pela FGV-SP. Professora de Marketing e Pesquisa na ESPM. Profissional com 18 anos de experiência em Gestão de Marketing, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, atua como consultora na implantação de programas para empresas de diversas áreas e portes. 

GESTÃO DOS STAKEHOLDERS - Como gerenciar o relacionamento e a comunicação entre a empresa e seus públicos de interesse

Coords.: Thelma Rocha e Andrea Goldschmidt

Editora Saraiva, 1.ª edição, 2010, brochura, 254 páginas, R$ 55,00

>>> Todas as Notícias Livro: “Gestão dos Stakeholders”